domingo, 26 de setembro de 2010

Viver é usar energia, sem ela o mundo desliga.

De todos os meios criados pelo homem as usinas nucleares são com certeza um dos mais polemicos . Foi daí que saiu a tecnologia usada para criar as terríveis bombas nucleares de nagasaki e Hiroshima, e que em 1986 matou 32 operarios em Chernobyl. A radioatividade se espalhou com o vento para a Russia e atingiu ate mesmo regiões como a França e Itália. Milhares de pessoas foram vitimas das doenças provocadas pela contaminação. Hoje se sabe que o acidente na verdade foi provocado por falhas humanas grosseiras nos procedimentos básicos de segurança e ate mesmo por erros nos projetos dos reatores. Chernobyl fez a energia nuclear virar sinônimo de desastre e destruição.
Enquanto as usinas nucleares avançaram em segurança e controle dos resíduos radioativos o mundo passou a sofrer com o gás carbônico emitido pelas fontes tradicionais de energia, como petróleo e as usinas termoelétricas a carvão. Será que a energia nuclear apesar de todos os ricos e dos resíduos atômicos, não teria sido alternativa menos danosa ao meio ambiente do que as fontes que liberam gases causadores do efeito estufa e colocam em risco todo o nosso planeta¿
James Lovelock, professor da Universidade Oxford defende abertamente a expansão da energia nuclear para evitar que o impacto do aquecimento global seja ainda mais devastador. Enquanto as pessoas continuavam amedrontadas  diante das centrais atômicas, o aumento da emissão de dióxido de carbono na atmosfera teve um efeito muito pior.
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) recomendou a expansão da energia nuclear por acreditar que “essa tecnologia apesar dos desafios que enfrenta é uma alternativa importante para os Estados Unidos e para o mundo prover suas necessidades energeticas sem emitir dioxido de carbono e outros poluentes na atmosfera”.

Postagem de: Kally, Tais, Valéria e Gustavo Ferraz.

Nenhum comentário: