domingo, 26 de setembro de 2010

A imagem das usinas nucleares.

“A maioria das pessoas que tem uma visão negativa sobre a energia nuclear aponta sua ligação com armas nucleares e enxerga tudo como parte do mesmo mal” diz William Nuttal,  professor  de engenharia Universidade de Cambridge. A opinião publica tem medo que algo como o ocorrido em Hiroshima e nagasaki aconteça novamente. Mas repudiar a energia nuclear pelo seu passado negro é tão absurdo quanto banir os aviões pelo simples fato de que eles também são usados para guerra.
Na pratica, a usina nuclear funciona como uma termoelétrica. Produz eletricidade a partir do aquecimento de água, cujo vapor pressurizado move turbinas para produção de eletricidade. A diferença esta no combustível usado. Enquanto em termoelétricas tradicionais queima-se carvão para que o vapor movimente as turbinas- liberando enorme quantidade de dióxido de carbono na atmosfera- , nas usinas nucleares usa-se urânio enriquecido, já que o mineral é processado para que a fissão nuclear libere mais energia. Caso o reator nuclear superaqueça com uma liberação descontrolada de calor podem derreter e liberar radioatividade. Apesar de graves, os acidentes nucleares são muito mais raros e causam bem menos mortes do que se costuma imaginar. A industria nuclear é um dos setores mais seguros para se trabalhar. Se compararmos a cadeia de produção de energia em minas de carvão e poços de perfuração de petróleo o numero de mortos em acidentes nucleares é estatisticamente insignificante.
A tecnologia atual permite que novos reatores sejam bem mais seguros dos que os construídos no passado. O reator de Chernobyl funcionava num prédio comum, sem proteção especial, e tinha grafite entre seus componentes que entra em combustão quando aquecido demais. Hoje, uma série de novos dispositivos tecnológicos interrompe automaticamente as operações capaz de colocar o reator em risco. Além disso, os procedimentos de segurança de energia nuclear seguem regras rígidas. Por exemplo se for encontrada uma vulnerabilidade num reator da França, toda a industria tem que incorporar novos procedimentos.

Postagem de: Tais, Kally, Valéria e Gustavo Ferraz.

Nenhum comentário: